segunda-feira, 6 de julho de 2009

Os Intervalos Culturais

Professor Kleber Rocha e sua estórias: um jeito de trazer arte a superfície.

O Centro Acadêmico de Letras, logo no início da gestão "tecendo a arte" 2009/2010, apresentou para os alunos, não só do curso de Letras, mas de todos os outros cursos da Universidade, os "Intervalos Culturais". Estes eventos ocorrem todas as quintas-feiras e são realizados por uma idealização conjunta dos integrantes do C.A. de Letras e os professor de Língua Grega do curso, Kleber Rocha. O "Intervalo Cultural" foi ressurgido para evidenciar as manifestações artísticas do curso de Letras, já que nós, estudantes deste curso, andamos lado a lado com arte (vejamos, por exemplo, todas as literaturas que nos são apresentadas nas cátedras do curso). Mas os "intervalos" não só exclusivamente para os letrólogos de plantão. Todos os cursos podem participar, ou melhor, todas as esferas artísticas da sociedade podem participar. A foto acima se trata do primeiro "Intervalo Cultural" com a participação do professor Kleber, com todo seu figurino, contando estórias para os aluno na Praça da Integração do Campus da Betânia da UEVA. Os acadêmicos também participam, já que estes eventos são totalmente voltados para eles. Abaixo, nós temos a apresentação do estudante do curso de Letras e homem da cultura, Messias Filho, apresentando o monólogo "Confissões de um Caboclo" do paraibano Zé da Luz. Uma ótima apresentação que foi repetida em outro dia no turno da manhã.

Messias Filho nas suas "Confissões de um Caboclo": um dos melhores "Intervalos"

Consideramos, como já foi enfatizado, que o "Intervalo Cultural" é uma forma de mostrar a arte feita nos corredores, outrora pecorridos por padres, de nossa UEVA. Mas, há vida fora desses muros amarelos! Gente que faz arte, que não é propriamente do curso de Letras e nem estudante da Universidade, veio fazer sua participação. Temos logo abaixo dois personagens que provam a extensão artística do "Intervalo Cultural": o maestro de Viçosa do Ceará, Antônio Carvalho que veio nos brilhantar com o som de seu saxofone a pedido do professor e também organizador dos "Intervalos", Kleber Rocha e o artísta plástico Ed Ferreira que, com seus métodos nada convecionais de fazer arte (como pintar um quadro usando pelos do rabo de um jumento e ainda ser acusado de fazer macumba com os pelos do pobre animal!), mostrou que a arte surge dentro de ser não importa o que ele utilize. Sentado na recepção, pintou um quadro que hoje está exposto na sala do Centro Acadêmico.

Maestro Carvalho e seu saxofone acabando com silêncio da Betânia.

Ed Ferreira na recepção e no "Intervalo": a arte a partir da simplicidade.

Ainda há outros "Intervalos" por vir. Serão todas as quintas-feiras nos intervalos da manhã e da noite. Sempre uma conversa, uma apresentação, um recital, uma música... Enfim, o que quiserem! Todos os alunos não estão só convidados a assistir, mas a apresentar o que desejam apresentar... Vamos encher esse espaço com muito mais coisas dos "Intervalos Culturais. Ah! Professores estão convidados também... No espaços dos "Intervalos" tivemos a apresentação do professor Marton Gémes que foi uma das melhores... Então, assim ficamos combinados: todos participando dos "Intervalos Culturais"!

3 comentários:

Xicão Sampaio disse...

Ed Grande amigo! fico feliz por esse progresso da Letras UVA...mtas saudads
Chico Sampaio

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

O curso de letras esta de parabéns. Por ter grandes professores profissionais que repassam seu conhecimento e ideias.. Tenho um imenso prazer de estudar no curso de Letras. Que Deus nos proteja e ilumine nosso conhecimento.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails