terça-feira, 9 de março de 2010

Letrados, letras e livros

Oi, pessoas!
Viemos falar do óbvio: Letras (com a inicial maiúscula) e Livros (idem).
Queremos abrir os olhos de nossos acadêmicos sobre a nossa - digamos - não tão escondida pobreza da Biblioteca Central com relação à livros. Muitos outros cursos de nossa Betânia e Centros adjacentes também sofrem com essa "seca do 15" de livros. Vamos nos concentrar no nosso lado da mesa.
Como é de imaginar, e como já diria Labov, nossa língua está envolta no social... Ela sofre mudanças, enfim, e essas coisas que nos fala a linguística. Ou seja, somos reféns de mudanças na língua e precisamos nos atualizar. Não somente com relação a linguística: literatura e as pedagogias também precisam ser sempre atualizadas.
Livros. Eis aí uma boa maneira de começar a enxergar o mundo de um ponto de vista mais dinâmico e moderno. Mas, onde estão os livros? Na Biblioteca, algum engraçadinho diria. E encarnando Erasmo de Roterdã, eu (re)perguntaria: "onde estão os livros?". Só sendo louco mesmo pra notar que as coisas são só aparência.
Nossa Biblioteca - e aqui me atento só a Betânia: local, casa, home do curso de Letras - sofreu uma baita e merecida reforma estrutural. Ficou bonito, ficou funcional - bem, nem tanto: os nossos deficientes não podem ainda visitar o piso superior, mas deixemos com o tempo - porém, não ficou substancial. Os livros que existem são poucos e alguns obsoletos (merecendo até algum lugar de destaque na seção de Livros Raros) e ainda não são cadastrados no sistema. Este último item pode-se até entender, são muitos livros e poucas pessoas.
Mas o fato é: muitos livros faltam ainda. Títulos que o aluno não poderia arcar e além disso, os livros que existem e que servem pro curso são poucos e velhos. Nossa Universidade tem muita gente que gostaria de pesquisar, mas tem o recurso de uma bibliografia completa por parte da Universidade...
Enfim, o que pedimos? Uma reestruturação substancial da Biblioteca Central como também do Sistema de Bibliotecas. Muitos livros bons para o curso estão indo para o CCH devido ao seu índice sistemático (aquele bem da primeira página do livro). Uma atualização e reestrutução, pois sem livros bons ou defasados, não dá, né?


Especialmente, uma tirinha da Mafalda (de autoria de Quinto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails